COMO FAZER BOLO CENOGRAFICO

https://br.pinterest.com/pin/432978951648406209/

Etiquetas para organizar cozinha










Clique  na imagem para ampliar salve em seus arquivos imprima em papel adesivo e cole em seus potes

Como fazer sabão e sabonete econômicos em casa

Como fazer sabão e sabonete econômicos em casa

Preparando grandes quantidades de sabão em casa, você pode economizar bastante, sobretudo se sua família for grande. Além disso, pode escolher suas próprias essências, fragrâncias e inovar no visual dos sabonetes em barra.
Algumas pessoas gostam de criar belos sabonetes artesanais, com ramos de flores secas, como lavanda ou rosas, ou à base de óleos essenciais curativos e relaxantes, como a camomila, ou estimulantes, como os à base de gengibre, pimenta e canela. Você também pode usar fatias de limão, de laranja ou de outras frutas para decorar seus sabonetes, usando-os para perfumar e decorar a casa.
Mais importante que tudo, a limpeza é algo essencial em nossas vidas, permitindo cultivar a saúde e o bem estar. Com as receitas abaixo, você poderá preparar sabonetes para a higiene pessoal e detergentes para lavar louça, do seu jeito.
Em muitas delas, é preciso usar um sabonete ou sabão como ingrediente, mas ele servirá para produzir quantidades muito maiores, garantindo a economia. Confira:

Receita 1: sabonete líquido para higiene pessoal

Você vai precisar de:

– Recipiente para guardar o sabonete líquido (como aqueles com um bico dispensador)
– 1 sabonete em pasta da fragrância desejada
– Algumas colheres de glicerina vegetal líquida (ou azeite de oliva)
– Água destilada.

Como fazer:

1. Rale o sabonete em um ralador de queijo ou pique-o em pedaços bem pequenos usando uma faca.
2. Coloque a água destilada em uma panela grande e leve ao fogo até ficar morna. A proporção é de três xícaras de água para cada xícara de sabonete ralado.
3. Abaixe o fogo e adicione o sabonete ralado ou picado. Mexa com uma colher, até o sabonete se dissolver completamente.
4. Retire a mistura do fogo e adicione a glicerina vegetal ou o azeite (que deixará o sabonete líquido ainda mais hidratante).
5. Depois de frio, despeje no recipiente.
Dica: guarde as embalagens de sabonetes líquidos que tenham terminado. Assim, você sempre poderá usar o sabonete caseiro como refil.

Receita 2: sabonete líquido para pele seca

Bastante simples, esta receita usa óleo de amêndoas, que manterá a pele seca mais hidratada. Use no banho ou para lavar as mãos (mas não no rosto).

Ingredientes:

  • 65 g de sabonete ralado
  • 330 ml de água destilada
  • 30 ml de óleo de amêndoas
  • 20 gotas de essência à sua escolha (para a fragrância)

Modo de fazer:

1. Leve a mistura ao fogo até ficar morna, e então bata tudo no liquidificador, ou vigorosamente, usando uma colher de pau.
Dica: você pode usar essências de lavanda, baunilha ou cítricas para dar um toque especial a essa receita.

Receita 3: detergente para lavar louça

Ingredientes

  • Bórax
  • Bicarbonato de sódio
  • Sabão de Castela
  • Água
  • Óleos essenciais à sua escolha
  • Vinagre branco destilado

Como fazer:

1. Em uma panela, despeje uma xícara de água (250 ml) e duas colheres de sopa de vinagre (30 ml). Esquente em fogo médio e quando começar a ferver, abaixe o fogo.
2. Adicione uma xícara de bórax e outra de bicarbonato, mexendo bem até obter uma mistura homogênea.
3. Adicione meia xícara de sabão de Castela, sem deixar de mexer.
4. Por último, adicione o óleo essencial, como o de limão, por exemplo.
5. Depois de frio, colocar em um recipiente com tampa.

Receita 4: sabão de camomila e laranja

Ingredientes:

  • 50 g de camomila
  • 1 litro de água
  • 1 sabão de coco
  • 1 colher de sal
  • 1 casca de laranja

Como fazer:

1. No liquidificador, bata o limão, o sal e um pouco de água.
. Coe a mistura usando um coador de pano (como os usados para fazer café). Reserve.
3. Rale o sabão e leve ao fogo para ferver com a água e a camomila até ficar homogêneo. Não use uma panela de alumínio.
4. Quando a mistura de sabão estiver morna, junte o suco da casca de laranja e coe. Mexa tudo devagar e guarde em um recipiente com tampa.
5. Aguarde uma semana antes de usar.

Sabões caseiros e soda cáustica

A soda cáustica é um ingrediente bastante utilizado na fabricação de sabões caseiros, mas, como você pode notar, não a utilizamos em nenhuma das receitas acima. Isso porque se trata de um material corrosivo e perigoso, que pode causar queimaduras e danos gravíssimos a quem o manipula sem os cuidados apropriados.
Ao preparar as receitas acima, entretanto, também é preciso tomar cuidado com a água destilada quente e com a presença de crianças por perto, que podem confundir sabonetes muito bonitos e com pedaços de fruta com comida. Fique de olho!
Se realmente preferir usar uma receita de sabão caseiro com soda cáustica, coloque todos os materiais protetores, como luvas, óculos e máscara, e tenha muito cuidado ao manipular os preparados.
A prática de preparar sabonetes e sabões em casa, além de terapêutica e econômica, pode render um dinheirinho extra para quem curte artesanato..

Quer que suas folhas durem mais

Quer que suas folhas durem mais? Então é só seguir esta dica:
1 - Lave, seque e corte as folhas;
2 - Coloque-as em um pote, cubra com papel toalha e, depois, feche com a tampa;
3 - Guarde na geladeira de cabeça para baixo. A umidade vai ficar no papel, que deve ser trocado sempre que estiver molhado.
E pronto! Folhas fresquinhas por muito mais tempo!
Fonte aqui

COMO ELIMINAR OS ODORES DESAGRADÁVEIS DAS ROUPAS

COMO ELIMINAR OS ODORES DESAGRADÁVEIS DAS ROUPAS
A todos pelo menos uma vez já aconteceu de retirar a roupa lavada da máquina e sentir que algumas peças ainda exalavam odores desagradáveis. A solução nessas situações é tentar uma segunda lavagem. Eis aqui 3 truques muito eficazes para resolver este problema:
     1. Criar uma pasta com bicarbonato de sódio e água
Dissolva 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio em 1/2 copo de água. Misture bem e aplique a pasta obtida nas partes mais críticas da roupa, como as axilas e colarinho. Coloque as roupas na máquina e lave como de costume.



2. Vinagre branco
Junte 1/2 copo de água com 1/2 copo de vinagre, coloque a mistura em um borrifador e borrife sobre as áreas que necessitam. Deixe agir por cerca de 10 minutos e prossiga com a lavagem habitual na máquina de lavar.
     3. Suco de limão
Este remédio a base de limão é muito conhecido. Misture o suco de 1 limão com água (a mesma quantidade de suco); em seguida, com a ajuda de uma esponja ou de um pano, aplique nas áreas críticas. Deixe agir por 10 minutos e coloque na máquina de lavar.

Fonte Aqui

Como Branquear as Roupas


  • Branquear as roupas
Dissolver em um recipiente, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 copo de água, antes de colocar as roupas na máquina de lavar, em seguida despeje a mistura sobre roupa (RECOMENDAÇÃO: o bicarbonato de sódio deve ser bem diluído!!!). Em seguida, ligue a máquina de lavar. Como alternativa, você também pode usar suco de limão.

As mil e uma utilidades do Vinagre

O vinagre branco é um ótimo ingrediente para se limpar a casa. À partir da ação conjunta de oxigênio e bactérias, o vinagre é o ácido acético, produto da fermentação de álcool e de açúcares. Com suas propriedades, ele dissolve sujeiras variadas e resíduos de detergente e sabonete, esteriliza (por isso tira manchas de mofo e suor, por exemplo) e conserva as cores em tecidos. Pode ser usado diluído em água ou puro, para limpezas mais difíceis. Não irrita a pele e não agride o meio ambiente. Hoje vamos conhecer o poder e as 1000 faces do vinagre na limpeza do nosso lar, quanto ao vinagre como amaciante de roupas já falamos aqui: vinagre para lavar a roupa.
Vinagre na cozinha:
Fica tudo brilhando e esterilizado. Nada melhor que o vinagre para limpar fogão. O fogão fica como um espelho, sem manchas e sem aquele aspecto opaco.
Para limpar o microondas também é excelente e tira o mau cheiro de comidas fortes, já que absorve odores. Basta colocar um copo pequeno, com 1/4 de vinagre, completar com água e deixar 5 minutos, depois passar um pano limpo. O microondas fica limpinho e sem cheiro. O cheiro do vinagre, apesar de não ser muito agradável, some rapidamente e leva com ele o cheiro ruim também. (Falando em cheiro, tira muito bem o cheiro de cigarro e por isso é ótimo para limpar cinzeiros).
Para lavar cristais e deixá-los com mais brilho, basta lavar normalmente com detergente, enxaguar bem e depois colocar de molho em água morna com um pouco de vinagre. Depois de uns 15 minutos, retire e seque com um pano limpo.
Uma coisa que acontece muito na Hungria é a calcificação em eletrodomésticos como a cafeteira e a máquina de ferver água. Para deixá-las como novas, basta deixar passar por elas água com bastante vinagre. Isso a dona de casa húngara sabe muito bem e vem de geração para geração o truque para se livrar daquele empedramento que entope tudo.
Vinagre na sala:
Esfregue os tapetes com escova, água e vinagre (além das cores mais vivas, há a proteção bactericida, dica importante para alérgicos). O vinagre tira mancha de café ou ketchup no carpete, basta aplicar uma esponja com água e vinagre e depois passar um pano seco. Repita isso até que a mancha saia.
Para limpar piso frio também é muito bom, misture com água e deixe o piso desinfetado e brilhando. A dona de casa com criança pequena, principalmente engatinhando, mantém dessa forma o chão facilmente limpo.
Para quem tem animais em casa, o vinagre retira muito bem os odores e em caso de xixi, tirar o excesso e aplicar puro no local, depois secar.
Vinagre no quarto:
Para limpar colchão de criança com xixi é ótimo! Aplique-o puro no local e deixe absorver um pouco. Se puder levar o colchão ao sol, fica ainda melhor, se não é possível, apenas deixe o colchão em pé para ventilar e secar com mais rapidez.
Para colchões e travesseiros do dia a dia, borrife misturado com água e se possível, leve ao sol. Para pessoas com alergia é uma dica preciosa, pois travesseiros e colchões são vilões na hora de juntar ácaros, o vinagre mantém esterilizado.
Vinagre no banheiro:
Como o vinagre esteriliza e tira odores, é algo que sempre uso para limpar o banheiro também. Um pano umedecido com vinagre, depois da limpeza pesada, deixa seu banheiro impecável e os azulejos brilhando.
O acúmulo de minerais da água pode entupir a saída de água do chuveiro. Para desentupir retire o bocal do chuveiro e ponha de molho em uma solução de duas partes de vinagre para uma de água por meia hora.
Para limpar a porta de vidro do box, aqueça o vinagre e aplique com uma esponja. Espere secar e passe de novo o vinagre quente com a esponja e a seguir com um pano sem felpas. O mesmo serve para os azulejos manchados pelo calcário.
Vinagre na lavanderia:
Já mostramos o poder do vinagre branco para lavar e amaciar roupas no texto Vinagre para lavar a roupa (se ainda não viu vai lá, é ótimo), mas vamos complementar o que foi falado no post. Vinagre é ótimo para lavar roupas brancas ou coloridas. Ou seja, é seguro lavar qualquer tipo de roupa com ele. O vinagre esteriliza as roupas e algumas manchas acabam saindo melhor com ele do que com alvejante. Acontece de alguns alvejantes não tirarem manchas tão bem quanto o vinagre, mas não pelo fato de o vinagre ser um alvejante mais forte, mas pelo fato de esterelizar.
Como teste, lavei uma peça de roupa branca aqui em casa (moro na Hungria, mas venho lá de vez enquando ao Brasil, onde estou agora, e algumas roupas minhas ficam por aqui, o que quer dizer que sempre encontro manchinhas de mofo) que não queria ficar branquinha, havia uma mancha amarelada, causada por ficar guardada muito tempo. Alvejantes não tiraram a mancha, então parti para deixar de molho no vinagre. E não é que a roupa voltou a ficar branca? Porém, não foi descolorindo a roupa, coisa que os alvejantes à base de hipoclorito de sódio fazem, que saiu a mancha e sim a esterelizando. Aí a diferença.

Vinagre para limpar vidros:
Retire o pó do vidro com um pano macio, dissolva três colheres de sopa vinagre em um balde com água morna, umedeça na mistura um pano macio e limpo que não solte felpas, torça muito bem e passe no vidro. Passe outro pano seco, que não solte felpas e use um jornal amassado para dar aquele brilho.
Na tela do computador e da TV também pode ser usado, basta colocar um pouco de vinagre num papel toalha macio e passar na tela.
Vinagre contra mofo e cheiro de tinta:
Basta colocar um pouco de vinagre num pano úmido e limpar armários, banheiros, pisos de madeira… No caso de armário, você pode colocar um pedaço de giz depois da limpeza, para absorver a umidade. Deixe as portas abertas para arejar bem e sair o cheiro.
Para tirar cheiro de tinta fresca, molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local.
Como você pode ver, o vinagre é um maravilhoso aliado da dona de casa e muitas de nós não sabemos disso. Eu não sabia muita coisa até começar a pesquisar seus poderes. Isso significa muita economia e saúde para seu lar, já que é muito mais barato que os produtos químicos e não agride nem aos moradores e nem à natureza.
Fonte AQUI