Segurança na COZINHA

Segurança na COZINHA

Fique de olho na sua geladeira

Você saberia responder agora qual a temperatura da sua geladeira? Se você respondeu não sei, não se preocupe, a maioria das pessoas não sabe ou nunca pensou nisso. Essa não é uma preocupação comum entre as donas de casa ou pessoas responsáveis pela cozinha, mas deveria. A temperatura deve permanecer a 5ºC ou menos. É aconselhável o uso de um termômetro culinário (encontrado em lojas especializadas) e mantê-lo dentro da geladeira e fazer o acompanhamento diário da temperatura. A temperatura em torno de 5ºC não elimina, mas reduz a velocidade de crescimento da maior parte das bactérias, diminuindo as chances de deteriorarem os alimentos armazenados e provocarem doenças por contaminação.

Existem alguns mitos que precisam ser esclarecidos:

• Estraga a geladeira se guardar comida quente.

Errado – no máximo você irá gastar um pouco mais de energia. O alimento preparado deve atingir a temperatura interna em torno de 75ºC (ex: carne bem passada) e deve ser refrigerado no máximo 2 horas após o termino da cocção. Após esse período, o alimento começa a baixar a temperatura e as bactérias iniciam o processo de multiplicação o que resultará na deteriorização do alimento.

• Não devemos guardar alimentos sem tampa na geladeira.

Errado – nas duas primeiras horas de refrigeração os alimentos devem estar destampados para que o ar refrigerado entre rapidamente em contato com o alimento e “roube” o calor, interrompendo a multiplicação das bactérias. Após esse período pode tampar o alimento.

• Forrar as prateleiras da geladeira ajuda a protegê-las.

Errado – as prateleiras devem ficar livres para que o
ar circule com facilidade entre os alimentos. Quanto mais lotada estiver a geladeira, menos protegidos estão os alimentos, por causa da dificuldade da circulação do ar entre os alimentos. A limpeza da geladeira deve ser feita semanalmente da seguinte forma:

• Retire todos os alimentos da geladeira e aproveite para retirar sobras, estragados e/ou vencidos.
• Passe um pano com água morna e detergente neutro.
• Passe um pano com uma solução bactericida (l colher de sopa de água sanitária para cada
litro de água).
• Passe um pano com água limpa e deixe secar naturalmente.



Fonte: As armadilhas de uma cozinha

Nenhum comentário